Comunicado de Imprensa: 10ª Conferência Consultiva Nacional da PIE

0 Comments

A Plataforma Nacional da Sociedade Civil da Indústria Extractiva (PIE), é um fórum de partilha de informação, discussão e busca de sinergias sobre assuntos ligados à gestão criteriosa e sustentável da exploração dos recursos naturais e extractivos, criada em 2009 através da assinatura de um MOU entre os seus membros efectivos e que conta actualmente com 25 organizações da sociedade civil de âmbito nacional, baseadas em todo o território nacional devidamente identificadas abaixo.

Esta Plataforma, realizou entre os dias 27 e 28 de Outubro de 2020, na Cidade de Maputo, a sua 10ª Conferência Consultiva Nacional da Plataforma (CCNP), evento este que constitui um momento de nacional de consulta, debate alargado e tomada de decisão sobre assuntos de interesse da Plataforma e abordou sobre os esforços para que a exploração dos recursos minerais e petrolíferos em moçambique seja em prol duma sociedade justa centrada nos direitos sociais, económicos e ambientais dos cidadãos. Também abordou sobre perspectivas de ganhos mútuos, quer para os cidadãos em geral e as comunidades que circunvizinham os projectos mineiros e petrolíferos de forma particular, quer para o Estado e as empresas dos sectores mineiro e petrolíferos sem prejuízo e hipoteca dos sonhos, expectativas e visão de um desenvolvimento socioeconómico inclusivo das gerações actuais e vindouras. Leia mais aqui: