Lâmpadas solares iluminam mais de 150 casas em Moamba

0 Comments

Cerca de 150 famílias receberam lanternas solares durante o primeiro semestre do ano, na localidade Chekwa, posto administrativo de Pensene, distrito da Moamba, província de Maputo.

A iniciativa insere-se no âmbito da implementação do projecto “Empoderamento das Comunidades” que vem sendo implementado pela Livaningo, desde 2012 em parceria com a organização norueguesa Amigos da Terra,” visando criar resiliência nas comunidades afectadas pelos impactos das alterações climáticas e massificar o uso das energias renováveis.

O secretário do bairro da localidade de Chekwa, Samuel Sambo, mostrou-se satisfeito com a iniciativa levada a cabo pela Livaningo, uma vez que a mesma têm ajudado bastante as comunidades daquele ponto do país a ter iluminação básica e carregar telemóveis.

Sambo explicou que residentes daquela circunscrição geográfica, enfrentam enormes dificuldades quanto ao acesso à energia eléctrica, tendo em conta que a rede pública não abrange todos, facto que obriga certas famílias a recorrem ao uso de velas e candeeiros movidos a querosene. “Estamos gratos à Livaningo, percorremos cerca de 8 quilômetros para comprar velas e carregar telemóveis. Com as lanternas solares iluminamos nossas casas e carregamos telefones sem sairmos das nossas residências, poupando tempo e dinheiro”, disse Filomena Manhiça.

Para Rui Muthambe, assistente de projecto para área de mudanças climáticas e energias renováveis na Livaningo, explicou que as famílias têm algum conhecimento sobre o uso das energias renováveis, mas o acesso a este tipo de energia é fraco. Por isso, a Livaningo tem estado a desenvolver acções juntamente com as lideranças locais no sentido de sensibilizar as famílias a aderir as energias renováveis (lâmpadas solares) que custam 1900 meticais (grande) e 750 meticais (pequena) respectivamente.

“A organização utiliza o método de crédito a longo prazo (cerca de 6 meses) e isso tem facilitado a aderência das comunidades”, disse Rui Muthambe para depois acrescentar que para além de promover lanternas solares a organização massifica o uso de fogões melhorados, assistindo grupos de poupança e crédito rotativo.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Abra o chat
Olá, posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?