Lâmpadas solares “iluminam” vidas em Pessene “B”

0 Comments

Chama-se Adelina Simbine, tem 36 anos de idade, funcionária do posto administrativo de Pessene e residente no bairro Pessene B, conta com um sorriso rasgado que, adquiriu recentemente a lâmpada solar através da Livaningo, visando minimizar a falta de energia na sua comunidade.

“Infelizmente, a expansão da rede nacional de energia ainda não abarca a nossa comunidade, facto que impede o desenvolvimento. Por exemplo, para carregar para carregar telemóvel só era possivel no meu posto de trabalho e ficava sem comunicar aos fins de semana por falta de carga. Todos estes problemas passaram para a história com a chegada da Livaningo que nos mostrou alternativas energéticas de baixo custo”, disse Adelina que teve conhecimento das vantagens de energias renováveis com um dos colegas de trabalho.

“Quando ouvi falar das vantagens do uso da lâmpada solar, achei interessante e fui ao ponto de venda de lâmpadas instalado no mercado de Pessene B, onde soube das facilidades de pagamento que podem ser em prestações mensais até 6 meses.

Antes da aquisição da lanterna solar, os filhos da Adelina não podiam estudar durante a noite porque tinham que poupar a vela e candeeiro de iluminação, tendo em conta os custos elevados desses produtos, para além do petróleo ser um recurso de difícil aquisição na sua comunidade que obriga as comunidades a percorrer longas distâncias.

“Desde que comecei a usar a lâmpada solar os meu filhos já estudam de noite e o rendimento escolar melhorou bastante e poupo mais dinheiro que despendia a comprar velas e petróleo de iluminação.

A satisfação de Adelina é tanta que quer comprar a lâmpada solar para o pai que vive numa outra província do país. “Estou a pensar em comprar uma outra para o meu pai. Ele vive em Nampula numa zona onde há falta de energia”, explicou.

No âmbito do projecto “Empowering Communities”, financiado pela organizacao Amigos da Terra de Noruega, a Livaningo promoveu o uso de energias renováveis (lâmpadas solares) para cerca de 150 famílias no distrito de Moamba, das quais 30 no bairro de Pessene B e capacitou 15 jovens em matéria de produção e manutenção de fogões melhorados fixos vulgos poupa lenha.

Com este treinamento espera-se que os beneficiários façam réplica dos conhecimentos adquiridos na comunidade e não só, contribuindo para a redução do consumo de combustíveis lenhosos e doenças respiratórias.


Leave a Comment

Your email address will not be published.

Abra o chat
Olá, posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?