Livaningo participa do 1º Fórum de Pesquisa em Saúde na Indústria Extractiva

0 Comments

Livaningo participou do 1º Fórum de Pesquisa em Saúde na Indústria Extractiva, evento híbrido organizado pelo Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM), a 17 de Novembro de 2021. O Fórum discutiu os achados do projecto de pesquisa intitulado “Avaliação do Impacto na Saúde para o Engajamento de Projectos de Extração de Recursos Naturais nos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (HIA4SD)” e suas implicações, o qual foi desenvolvido pelo CISM em parceria com o Swiss Tropical and Public Health Institute (Swiss TPH).
Falando no evento, a directora nacional de
Saúde, Benigna Matsinhe, fez saber que as empresas instaladas no país para a mineração representam uma preocupação para a direcção da saúde e que em algumas áreas de exploração tem recebido denúncias.

Por sua vez, a secretária permanente do Ministério da Terra e Ambiente, Emilia Fumo, apontou que, a mineração artesanal tem efeitos negativos na saúde humana e no ambiente. “Verifica-se a degradação da terra para a agricultura, devastação florestal, surgimento de doenças cutâneas, contaminação de rios e assoreamento de terra, devido a exploração de recursos minerais. Há também impactos sociais como imigração para áreas de exploração, assentamentos informais”, disse.

O investigador principal projecto HIA4SD, Mirko Winkler, lembrou que a saúde é uma questão transversal da agenda dos ODS 2030, por isso, “é preciso minimizar os riscos e maximizar os benefícios na exploração dos recursos minerais”, frisou Winkler para quem “em África, nenhum país está a promover activamente a avaliação do impacto na saúde (AIS)”.

O evento conta com a presença de representantes do Governo, de agências de cooperação, das indústrias extractivas, de organizações da sociedade civil, e de instituições parceiras nacionais e internacionais de investigação e/ou académicas. Participam por exemplo, a directora nacional da saúde, secretário permanente do Ministério de Energia e Recursos Minerais, secretário permanente do Ministério da Terra e Ambiente, Presidente do CISM e representantes de organizações internacionais.



Leave a Comment

Your email address will not be published.

Abra o chat
Olá, posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?