Cerca de 25 mulheres capacitadas em serviços financeiros móveis em Chibuto

0 Comments

Vinte e cinco (25) mulheres e raparigas beneficiaram de uma capacitação para agentes de serviços financeiros móveis no distrito de Chibuto. A formação facilitada por especialistas da telefonia móvel Vodacom surge no âmbito do projecto “promovendo a recuperação sócio económica pós-conflito das mulheres na província de Gaza, nos distritos de Chibuto e Chigubo”.

As actividades estão sendo implementadas pela Livaningo e o FOMMUR, visando integrar a mulher em sistemas modernos de circulação de dinheiro.

As beneficiárias são provenientes de três postos administrativos do distrito de Chibuto, discriminadamente: 12 no posto administrativo de Malehice, nove no posto administrativo de Chaimite e quatro na sede do distrito. O projecto contempla mulheres e raparigas afectadas por conflito com idades compreendidas entre os 18 e 50 anos.

“O processo de identificação e selecção das beneficiárias seguiu os protocolos previamente desenhados aquando da concepção do projecto, sendo mulheres vulneráveis com alguma ligação com o conflito armado e afectadas pela exclusão na exploração das areias pesadas de Chibuto. Ou seja, também foram incluídas algumas mulheres e raparigas que estão a sofrer o impacto negativo do processo de reassentamento, enquanto mulheres chefes de famílias”, explicou Berta Membawaze, coordenadora do projecto.

Segundo a coordenadora, a escolha do Mpesa tem a ver com alguns factorest ais como a demanda e adesão que os serviços móveis possuem; a brangência que é a nível nacional e uma margem considerável de lucro.

A formação que decorreu nos dias 17 e 18 de Novembro de 2021, abordou os seguintes temas: breve apresentação sobre o projecto; funcionamento da plataforma Mpesa (como fazer depósitos, transferências pagamentos, venda de créditos, o que se ganha, como aceder aos lucros e em quanto tempo pode solicitar os lucros, cláusulas e critérios para elegibilidade.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Abra o chat
Olá, posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?