No âmbito do projecto Nexus Norte, financiado pela Agência Alemã para Cooperação Internacional (GIZ) e implementado pela Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) através da Livaningo, foram distribuídos kits de autoemprego a 329 beneficiários, entre refugiados, requerentes de asilo e membros da comunidade local. Deste grupo, mais de 60 beneficiários aderiram aos serviços de abertura e actualização de contas bancárias, incluindo o acesso a outros serviços disponibilizados pelas instituições bancárias que, temporariamente, foram instaladas no Centro de Refugiados de Maratane, em Nampula.
O funcionamento do balcão de atendimento em Maratane permitiu que mais de 60 titulares de kits de autoemprego acedessem a serviços bancários. Esta acção resultou de um processo de mobilização de instituições financeiras interessadas em estender os seus serviços aos refugiados e à comunidade anfitriã de Maratane. Para estes beneficiários, os kits de autoemprego representaram uma oportunidade concreta de melhorar as suas condições de vida, sobretudo no quadro de iniciativas de geração de renda.
A ampla adesão aos serviços do banco por parte dos titulares dos kits revela o interesse destes em aprofundar as vantagens das actividades implementadas pela Livaningo no Centro de Refugiados no âmbito da inclusão financeira, onde o fortalecimento dos negócios viabilizados através da atribuição de kits de autoemprego constitui o fundamento central da actividade.